Solstício de Verão e tradições pagãs.

                           

O Solstício de verão, é o tempo em que o Sol, tendo chegado aos trópicos, parece estacionário durante alguns dias, antes de aproximar-se novamente do equador.
É o ponto da órbita terrestre em que se registra a maior diferença na duração do dia e da noite e que tem lugar nos dias 21 de junho no hemisfério norte e 21 de dezembro no hemisfério sul, ou seja, é o dia mais longo do ano, ocorrido no verão.

No solstício de verão, o Sol está em seu ápice; ele mantém o seu maior brilho e elevação. O meio de verão, como é chamado, é celebrado pelas bruxas e bruxos pela sua abundância e plenitude no ano, trazendo fertilidade à Terra.

É uma época tradicional, em que os Bruxos colhem as ervas mágicas para encantamentos e poções, pois acredita-se que o poder inato das ervas é mais forte nesse dia. É também o momento ideal para as divinações, os rituais de cura e o corte de varinhas divinas e dos bastões. Todas as formas de magia (especialmente as do amor) são também extremamente potentes na véspera do Solstício do Verão, e acredita-se que aquilo que for sonhado nessa noite se tornará verdade para quem sonhar.

Para bruxas e bruxos modernos, o fogo é um aspecto central do festival do solstício de verão.  Outros povos antigos também festejavam a abundância do verão com festivais semelhantes: Vestália (Roma), Dia dos Casais (Grécia), Festa de Epona (País de Gales), Thing-Tide (Escandinávia), Alban Heflin (tradição anglo-saxã) ou a Dança do Sol (nativos norte-americanos).

Numa das inúmeras lendas, que dão a cor da magia da vida, encontramos que é no Solstício de Verão, o dia em que o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, que se abre a entrada para o Mundo das Fadas …

                

No Brasil em Dezembro, é quando todos os tipos de fadas e elfos andam correndo soltos por toda parte. Esses dias estão repletos de grande poder e magia.

É um ritual de festa e alegria. Trocam-se presentes mágicos, faz-se uma grande festa para agradecer à todas as energias pelo verão, pelas frutas que estão nos pés, pelo Sol, que nessa época do ano brilha mais tempo no céu.

É muito importante neste momento, nos harmonizarmos com as energias do ciclo solar, pois o solstício atualmente, já é reconhecido como uma ocasião importante para a meditação, para a nossa ascensão e do nosso planeta.

Sendo ele é o dia mais longo do ano, aproveite para meditar sob o sol da manhã, celebrando durante todo o dia até o anoitecer, recebendo assim, toda magia solar para o seu interior. Esta é a época para se homenagear o Sol e nas tradições pagãs costuma-se pular fogueiras para a purificação, a fertilidade, a saúde e o amor.

Em 2010, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 21/Dez às 14h47min
(Horário de Brasília, não considerando o Horário 
de Verão).

Afirmação:

“Eu levanto-me hoje pelo poder do Céu, a luz do Sol, o brilho da Lua, o esplendor do Fogo, a rapidez do Raio, a doçura do Vento, a fundura do Mar, a segurança da Terra, a firmeza da Rocha.

Boas energias e luz a todos.
Silvia.






                             

Nenhum comentário: