Como uma boa descendente de italianos, eu não poderia deixar de falar hoje, dia 29 , sobre o tradicional “gnocchi della fortuna”.
O costume de comer nhoque no dia 29 para atrair fortuna e sorte, está cada dia mais popular em São Paulo.
Conta à história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.
O ritual: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser real, dólar, ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano... rsrs. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura ou você dar a alguém que necessite.
O nhoque é um prato típico do norte da Itália e é preparado com batatas e farinha de trigo. Aqui em São Paulo, capital gastronômica do nosso país, encontramos diversos restaurantes que preparam este prato com muito primor, especialmente para no dia 29, il giorno del rituale della buona fortuna.
Buona fortuna a tutti!!
Andrea Bocelli - Funiculi Funicula
Youtube
Enviado por DREAMER100PRE em 12/07/2009
Fonte de pesquisa: O Estado de São Paulo/Itália Oggi