Caminho da Paz

                 

Dia 01 de janeiro, comemorou-se o Dia Mundial da Paz, mas de qual paz estamos falando?

A paz do mundo, do nosso país, dos nossos conhecidos e familiares ao da nossa paz?

Penso que quando falamos em paz, falamos da paz num contexto geral.  Pensamos no que os governantes podem fazer para melhorar a paz mundial, o que eles podem fazer para melhorar a paz no nosso país, da nossa cidade ou o que as pessoas que nos rodeiam, seja no trabalho, escola ou família, podem fazer para melhorar a nossa paz ou o que nos cerca, mas ..... e nós, o que podemos fazer por esta paz?

Antes de jogarmos a responsabilidade somente nos outros, devemos pensar em como adquirirmos a nossa tão sonhada paz interior!!  E tudo começa dentro de cada um de nós!  Das ações que promovemos para isso, sem esperar que o outro faça primeiro!

Uma das melhores coisas que conheço para encontrá-la é a meditação. Quando meditamos, acalmamos os nossos pensamentos e sentimentos e podemos organizar muitas coisas dentro de nós.  Podemos nos alinhar com os nossos Mentores, Anjos e com a própria energia de Deus. 

Outro elemento que ajuda na hora da meditação, são os mantras, que tem o poder de acalmar os pensamentos nos preparando para a meditação.  Os mantras têm um poder muito forte sobre nosso corpo e nossa mente.  Eles podem nos acalmar e nos trazer uma sensação de paz e nos ligar com a energia vital e de cura.

Sempre quando peço por orientação na meditação, consigo ouvir as respostas!  Às vezes elas não vêm ali na hora, mas surgem através de uma conversa, um livro, ouvindo uma música ou coisas desse tipo.

Uma frase que gosto muito do Osho é:
“A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser, e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.”

Então antes de cobrarmos a paz mundial, vamos pensar na nossa paz interior, para que possamos fazer uma verdadeira reforma íntima.

É claro que muitos vão perguntar, mas só meditar muda tudo??  É claro que não, mas já é o primeiro passo e posso garantir que é um passo muito importante na vida de cada um de nós. 

Antes de pleitearmos qualquer coisa do outro, temos que primeiro mudar essa mesma coisa dentro de nós e só aí então, cobrarmos de quem quer que seja.

Talvez nossas atitudes não venham a mudar o mundo, mas quando mudamos, todo o nosso entorno muda também e esse efeito, vai fazendo com que outros mudem e quando percebemos, esse pequeno movimento virou um grande movimento, envolvendo pessoas as quais nem poderíamos imaginar.

Precisamos então, PARAR, RECOMEÇAR E PROGRAMAR-SE, para novas ações e o início de um novo ano é muito propício para isso.

Você nunca sabe, mas as suas ações podem virar exemplos para outras pessoas que se sentirão motivados com a sua nova postura.

A meditação te trará um silêncio interior, paz e um autoconhecimento que você talvez nunca encontre em lugar nenhum.

Então para este início de ano, programe-se para esta nova atividade na sua vida ou para o retorno dela (para aqueles que já a conhece e que por falta de tempo, acabaram deixando de lado).

A meditação embora prazerosa é como qualquer atividade que precisa de prática e disciplina diária, pois sem isso, você provavelmente não chegará ao resultado desejado.

Essa paz interior não depende de nada ou de ninguém, ela depende só de você, então transforme o mundo, começando por você!!!!  Você vai gostar do resultado!!!

Silvia.

3 comentários:

Anônimo disse...

SÍLVIA, ADOREI SUAS PALAVRAS, É MUITO IMPORTANTE IRMOS EM BUSCA DA VERDADEIRA PAZ QUE COMEÇA EM NÓS MESMO, MAS É UM TRABALHO ARDUO!!!!!PARABENS!!!!!
BJOS

Anônimo disse...

SÍLVIA ME DESCUPE ESQUECI DE ME IDENTIFICAR! HAHAHHAHA
BJOS CLEANE

Unknown disse...

Cleane, realmente não é fácil, mas vale muito a pena tentar e um bom começo são as meditações e mantras que com a respiração nos levam a lugares onde podemos experimentar o que é a paz interior.
Beijos,
Silvia.