Agora que mais um ano começou, é hora de pensar no que fazer e quais os objetivos para o ano novo, para que ele não passe na base do “empurra com a barriga”!
Sei que muitos fizeram rituais na passagem de ano e isso além de maravilhoso é imprescindível, mas quero lembrar também que temos que cuidar da parte prática e material da nossa vida, pois um não caminha sem o outro. Espiritual, corpo e material caminham lado a lado, afinal estamos encarnados e temos de fazer a nossa parte.
Devemos separar o que desejamos para compor as prioridades. Precisamos separar os sonhos da realidade, não que nossos sonhos não possam se tornar realidade, mas precisamos ter os pés no chão e separarmos os objetivos a curto, médio e longo prazo.
Para que as coisas se materializem, elas precisam sair do mental para que se tornem reais e o primeiro passo é escrever aquilo que queremos e precisamos, para saber como fazer.
Após escrever, é hora de achar uma ordem cronológica dos eventos, assim se torna mais fácil a visualização. Podemos fazer a programação dos meses, conforme os objetivos, mas não esqueça de incluir o que ficou pendente do ano anterior, pois o acumulo, principalmente financeiro, pode gerar uma energia muito negativa. Comece a separar por prioridades ou por meses, faça como achar melhor, mas faça essa separação.
Se o seu objetivo envolver custos financeiros, você terá de juntar um valor por mês. Elabore um orçamento doméstico e veja onde dá para cortar gastos se for preciso, e tenha uma reserva para emergências. Faça uma planilha no computador ou anote tudo num caderninho mesmo, mas não deixe de fazer isso, pois só quando vemos todos os nossos gastos, é que temos uma real noção do quanto gastamos, em que gastamos e se precisaremos fazer uma economia e o principal, saber aonde economizar. Mas anote tudo. Desde o estacionamento e gorjetas até valores mais expressivos. Separe os gastos mensais dos eventuais.
Para ajudar nesta organização, crie uma rotina. É bom ter uma agenda por perto, pois hoje em dia com o corre corre, não podemos deixar que a nossa mente se lembre de tudo. Então antes de se culpar ou começar a dar desculpas do seu esquecimento ou de que a idade está chegando e você já não é mais o mesmo, anote tudo, mas realmente tudo!
Se necessário, tenha mecanismos para se lembrar de tarefas e datas. Agendas e calendários são úteis, mas você tem que criar o hábito de escrever e consultá-los diariamente! Lembretes no celular são uma ótima ferramenta nos dias atuais.
Estabeleça as prioridades e não subestime o tempo, pois ele é implacável e tem passado muito rápido! Portanto, procure não adiar as coisas, não deixar para amanhã, pois pode acontecer algum imprevisto e aquilo que era importante, ficar sem fazer.
Outro item muito importante e próspero é organizar a sua casa ou o seu espaço. Arrume as gavetas, organize os papéis jogando fora o que não tem mais utilidade e organizando os documentos importantes em pastas. Coloque em pastas sanfonadas com os dias dos meses as contas a vencer e depois faça um arquivo para guardar os documentos e as contas pagas.
Uma ótima idéia e que já está se tornando muito comum no Brasil são as vendas de garagem. Aquilo que você não for mais usar, sejam utensílios domésticos, roupas ou mesmo móveis e desde que estejam em bom estado, crie uma lista de venda e divulgue entre amigos e colegas de trabalho.
Para saber se vale a pena manter um objeto ou não, finja que está de mudança. Pense: “esse objeto vale o esforço, o custo da embalagem, transporte e acomodação na casa nova?” Se a resposta for negativa, venda ou doe, com certeza haverá pessoas precisando deste objeto mais que você.
Organize também o seu guarda roupa e doe o que não for usar. Para as roupas, se você não as usou num período de um ano, provavelmente não usará mais.
E para saber se tudo o que você deseja, vai ser realmente bom pra você, sente-se por alguns instantes num lugar bem sossegado, acenda um incenso, coloque um mantra e medite imaginando obtendo tudo o que deseja. Nesta meditação, utilize todos os cincos sentido para sentir com mais profundidade o que deseja e se após essa meditação você sentir no seu coração um estado de paz e harmonia com o seu desejo, então significa que realmente isto faz parte de você. Agradeça, faça uma oração imaginando que já está de posse daquilo que deseja e mãos a obra!
Se você conseguir seguir estas dicas, tenho a certeza de que seu tempo será bem aproveitado e os resultados serão surpreendentes!
Coragem, invista em você já e boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário