Com o fim das festas de final de ano, acordamos muitas vezes com dor na consciência e uns quilinhos a mais. O efeito desse excesso pode ser sentido no nosso corpo e na nossa saúde. O ideal é após essa comilança, fazer uma dieta desintoxicante, pois o nosso organismo tem uma capacidade de mandar embora os exageros, bastando apenas introduzir uma dieta mais equilibrada e a ingestão de muito líquido.
Qualquer dieta saudável, balanceada e de baixa caloria, funciona como uma dieta desintoxicante. Para eliminar os quilinhos extras e as toxinas, é recomendado um cardápio baseado em vegetais, frutas, leguminosas, grãos integrais, peixes e aves. As gorduras boas também são recomendadas e podem ser encontradas nas castanhas e no azeite extravirgem.
Neste período, carne vermelha deve ser evitada, pois ela dificulta a eliminação das toxinas. Normalmente, o excesso de gordura, sal, açúcar e álcool interferem nas reações orgânicas, inibindo o processo natural de desintoxicação feito pelo fígado.
Devem ser cortados também, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga) e reduzir o consumo de glúten. Glúten e a proteína do trigo que está presente na maioria das massas, bolos e biscoitos industrializados e que é difícil de ser digerido, portanto neste momento de desintoxicação, esqueça-os.
Todos estes alimentos devem ficar fora da sua dieta de desintoxicação, o tempo necessário para que o seu organismo se reequilibre e volte a funcionar sem sobrecargas.
Exemplos do que seria ideal você comer neste período
Caprichar nos alimentos ricos em fibras, água e potássio. Esse é outro segredo para você restabelecer o equilíbrio do organismo depois dos excessos à mesa. Por isso, prepare-se para consumir muitas folhas verde-escuras, ervas frescas ou secas (alecrim, salsinha, hortelã, orégano, manjericão), frutas e sucos.
Os chás diuréticos ou levemente laxantes também são importantes para o sucesso da dieta. Eles “varrem” as toxinas para fora do organismo (aviso: você vai sentir mais vontade de fazer xixi). A partir disso, tudo funciona melhor: metabolismo, digestão, intestino. Além de perder aqueles quilinhos adquiridos entre o Natal e o Ano Novo.
Chá, refresco e água aromatizada
Na dieta desintoxicante, é fundamental você consumir bastante líquido – Dois litros por dia. Mas evite fazer isso durante as refeições.
O que beber?
• Chá verde, erva-doce, melissa, cavalinha, camomila ou cidreira;
• Água aromatizada (coloque 1 col./sopa de folhas de hortelã em 1 copo/200 ml e deixe descansar por 2 horas. Acrescente gelo);
• Refresco de gengibre (misture 1 litro de água e 1 col./sobremesa de gengibre ralado. Ferva por 10 minutos. Beba gelado);
• Refresco de abacaxi (misture 1 litro de água, 1 prato/sobremesa de casca de abacaxi e 1 col./sopa de folhas de hortelã fresca. Ferva por 10 minutos. Beba gelado);
• Limonada sem açúcar.
Textos utilizados:
· * Saúde GNT
· * Dia a dia, dietas
Nenhum comentário:
Postar um comentário